logo

Acesso rápido

O que você precisa, ao seu alcance.

Sistemas em cloud: porque a nuvem é importante para minha empresa?

É fácil perceber empresas com propagandas sobre suas soluções serem inteiramente nas nuvens. Mas será mesmo? E qual a vantagem disso para você? Na imensa sopa de siglas e nomes em inglês que rotulam as novas tecnologias, como cloud, grid, web e online, o empreendedor se perde em conceitos técnicos que são explorados desmedidamente pelos departamentos comerciais e pode ser atraído para ciladas que causarão perdas de tempo, dinheiro e paciência.

 

Muitas pessoas relatam para nós que já foram abordadas por vendedores que adoravam mencionar o quanto um sistema 100% web é superior e que após contratado, o sistema era lento, impossível de ser customizado e difícil de integrar com outros processos da empresa. Eles literalmente se sentiram traídos e o pior: amargavam cláusulas contratuais de fidelização que, em alguns casos, chegavam a ser de até três anos!

 

Antes de adquirir qualquer sistema é importante separar dois conceitos: o de sistemas online e o de sistemas offline. De forma simplificada, o primeiro (online) terá o seu funcionamento dependente integralmente da sua conexão com a internet enquanto o segundo dependerá, geralmente, só da sua rede interna (LAN) ou, em alguns casos mais raros, sequer permitirá o funcionamento em rede (somente um único computador).

 

Outro conceito bom de se separar é o conceito de aplicações desktop. São aplicações tradicionais, instaladas em seu equipamento, mas que podem ser online ou offline. Não há uma necessidade de a aplicação desktop funcionar somente offline como alguns vendedores gostam de fazer parecer: existem sistemas desktop que funcionam tanto online quanto offline, inclusive, permitindo você contornar diversos problemas (como internet instável demais para sistemas online).

 

Mas talvez a principal confusão seja entre sistemas web e cloud (nas nuvens). E sim, existem diferenças técnicas fundamentais, que se refletem na capacidade da aplicação em responder bem ao uso e comprometem principalmente o desempenho, a segurança e a disponibilidade.

 

A denominação de sistema web remete aos primeiros sistemas criados e que eram executados nos antigos servidores, geralmente via CGI ou tecnologias que datam de antes de 2000, como o PHP. É, dentre as opções de sistemas que você usa via navegador, a mais antiga e considerada por muitos arquitetos de software em todo o mundo como uma tecnologia ultrapassada. Isso porque ela depende de uma estrutura muito centralizada, o que, na computação, é algo muito ruim. Imagine se absolutamente tudo na sua empresa dependesse exclusivamente de você: o que acontece se você se adoecer? Tudo ficaria parado, correto? É isso que ocorre com sistemas web: caso o servidor central pare, todo o sistema é interrompido. Foram criadas formas de contornar a situação, claro, mas elas sempre esbarram em limitações de várias formas e era necessário repensar a estrutura tecnológica em todos os seus aspectos.

 

Daí nasce a computação cloud (em nuvem), consolidando anos de experiência e melhorias significativas, tanto em processos quanto em tecnologias. Sendo a tecnologia mais recente, ela não é centralizada: ao contrário, é uma composição de inúmeros equipamentos que, juntos, respondem como um só e, caso um falhe, os outros continuam funcionando como se absolutamente nada tivesse ocorrido. As principais vantagens disso são a estabilidade, o desempenho, a segurança e a disponibilidade quase que total do sistema, permitindo que você trabalhe a qualquer hora e de qualquer lugar praticamente sem qualquer interrupção.

 

E então, será que você comprou gato por lebre? Sistemas web são sistemas considerados ultrapassados, precisam ser paralisados constantemente para se atualizar e podem apresentar falhas de segurança e corrupção de dados com grande facilidade. Além disso, a dificuldade de escalar (aumentar) servidores geralmente causa lentidões ao usuário final que se refletem em filas, atendimento lento e muita dor de cabeça para você. Tenha cuidado na hora de escolher o seu fornecedor: A Nacional Soft possui sistemas desktop que funcionam tanto online quanto offline, conforme a sua necessidade, e todos os novos projetos são exclusivamente em nuvem com infraestrutura Amazon AWS, o maior datacenter (centro de dados) no mundo, garantindo absoluta qualidade e tranquilidade para você.

Nacional Soft
Nenhum comentário

Desculpe-nos, mas os comentários estão desabilitados.